Venda Inbound Blog

Por que eu deveria investir em inbound marketing?

Por_que_eu_deveria_investir_em_inbound_marketing

 O cliente vem, cada vez mais, determinando como será todo o processo de compra. Por ele ser completamente informado e possuir vastos recursos de pesquisa, não é possível usar de metodologias antigas que apenas apresentavam de forma impositiva o produto ou serviço a esse cliente. Hoje as necessidades são outras e, consequentemente, as formas de apresentar esse mesmo produto ou serviço também. E através dessa necessidade surgiu o inbound marketing. E para você descobrir mais sobre essa maravilha do marketing, seus benfícios e saber o porque você deveria investir nele, produzimos este post que deixará você por dentro de tudo. Confira:

Como funciona o inbound marketing?

O inbound marketing possui suas estruturas e técnicas baseadas no poder de decisão das pessoas. Além disso, esse tipo de marketing utiliza uma metodologia mais abrangente que as outras, focando em criar conteúdo de qualidade que irá atrair as pessoas até seu produto ou ou serviço, qualificando-as pouco a pouco para se tornarem, eventualmente, um cliente. O inbound marketing vem sendo o método mais eficiente de marketing online da atualidade.

Antigamente o método mais usado era o que chamamos de outbound marketing, que consistia em comprar anúncios, listas de e-mail, e ficar orando para que os leads aparecessem. Hoje, esse método de marketing não é mais tão eficaz, porque os consumidores cansaram das tradicionais — e evasivas — técnicas de marketing.

Preveja o que seu cliente quer com o inbound marketing

O inbound marketing entende o momento da compra do usuário. Essa técnica de marketing compreende que antes de uma compra ser finalizada, ou até mesmo um formulário ser preenchido, existem etapas até chegar lá. Cada ação e conteúdo é desenvolvido pensando nessas etapa onde seu prospect está, focando nas necessidades que os usuários desejam suprir.

Essas ações são baseadas na produção de conteúdo para atrair visitantes relacionados ao segmento do seu negócio. Então, você atrai um potencial cliente que estava pesquisando algo que você pode oferecer a ele para o seu site. Esse conteúdo fornecido a esse usuário é utilizado para transformar o visitante em um lead, e depois em um cliente.

Eduque seus prospects para seu produto ou serviço

Depois que o potencial cliente demonstra interesse em seu produto recebendo — em troca de alguns dados de contato — material produzido especialmente para a etapa do funil que ele se encontra, a equipe de vendas de sua empresa passa a dar suporte com ligações assertivas a esse novo lead, definindo como, quando e com quais outros materiais deverá ser fornecido a ele. Assim, o inbound marketing produz resultados mais efetivos e com um investimento menor, pois com um banco de informações, você educa seu cliente para que ele entenda as vantagens e benefícios que ele terá com o seu produto.

Reduza custos de sua empresa utilizando inbound marketing

No marketing tradicional, você precisa pagar para uma campanha ser veiculada em rádio, televisão, outdoors ou anúncios em links patrocinados. Quando o contrato ou a verba investida acaba, as suas campanhas param de funcionar. Com o inbound marketing você investe mais tempo do que dinheiro, além de todo o material que você já produziu ou publicou permanece disponível para a posteridade, sendo necessário apenas atualizações de acordo com mudanças e melhorias que forem implementadas.

O inbound marketing é um conjunto de práticas específicas, tratando de formas diferenciadas esse consumidor que precisa de um serviço ou produto. Educando-o e fornecendo-o boas razões de que sua marca será aquela quem irá suprir as necessidades dele é a melhor forma de transformá-lo em cliente. Agora conte-nos o que achou desses benefícios que o inbound marketing pode trazer a sua empresa. Após descobrir tantas vantagens, pretende investir nesse tipo de marketing? Deixe seu comentário e conte pra gente!

guia estrategico para empresarios

Posted on 28-05-2015 8:00 by Marcos Araújo

Marcos Araújo

Escrito por Marcos Araújo

Profissional de Inbound Marketing e vendas formado na University of Massachusetts com foco em sempre melhorar. Um empreendedor que tem experiências em Start Ups e empresas grandes, Marcos segura recordes de vendas e é um destinatário de vários prêmios.

Fique Atualizado sobre Vendas