Como Vender Mais com Inbound Marketing

O que é smarketing e qual é seu benefício?

O-que--smarketing-e-qual--seu-benefcio

Você já pensou na importância que o setor de marketing e de vendas possuem dentro da empresa? São eles responsáveis pelo objetivo principal acontecer: o Lucro. Agora pense poder integrar as qualidades técnicas e táticas dessas duas equipes em uma só. Isso se chama “Smarketing”, e tem sido usado como arma eficaz quando o assunto é melhorar processos e elevar as vendas. Então, acompanhe conosco neste post que ensinaremos mais sobre essa estratégia e seus benefícios.

O que é Smarketing?

Smarketing é a junção das palavras em inglês “sales” e “marketing”. Mas o seu significado não é tão simples assim. Toda empresa conhece as diferenças, rivalidades ou desentendimentos entre as áreas de vendas e de marketing, que parecem até mesmo trabalhar uma contra a outra. O termo acima resume um conjunto de ações que pretendem acabar com as dificuldades e trazer alinhamento e harmonia entre as áreas.

A estratégia do Smarketing

Como disse Peter Drucker, o papa da Administração, “a única fonte de lucro, é o cliente”. E vendas e marketing são áreas formalmente criadas para terem o cliente como foco, preocupação e ocupação. Portanto, não são inimigos naturais. Apenas cada uma não quer ser a primeira a ceder o lugar de área mais importante da empresa para a outra. Elas até anseiam pelo alinhamento, pois podem juntar forças contra a área financeira.

Com o smarketing, é possível fazer com que marketing e vendas se comuniquem em sinergia e eliminem, paulatinamente, o conflito entre seus propósitos. Portanto, a estratégia é uní-los em torno do objetivo que já lhes é comum, assim como sugere o nome.

Benefícios

Esse acordo em torno de um propósito comum traz o benefício de fazer com que colaboradores vistam a camisa da empresa, o que significa jogar para vencer. Ganhos nos times de vendas e marketing levam toda a empresa a aumentar o seu faturamento e, o mais importante, aumentar lucros. De acordo com estudo realizado pela Aberdeem Group, americana de pesquisas em marketing, as organizações com equipes de marketing e vendas alinhadas acançam 20% de crescimento de receita anual.

Forma de atuação

Podemos apontar cinco passos práticos para implantar o smarketing:

1) Definir objetivos: quanto é preciso crescer, quantos clientes são necessários, quantos contatos serão feitos para isso, etc.;

2) Implementar acordos de nível de serviço (SLA) entre as áreas, o que documenta o compromisso que cada uma assume para atingir os objetivos compartilhados;

3) Realimentar o processo com informações à medida que o contato com o cliente acontece, definindo perfis mais lucrativos, para que se possa oferecer serviços com mais retorno;

4) Manter comunicação aberta com reuniões regulares, não para tratar só de problemas, mas também dos sucessos nos processos de cada área;

5) Confiar em dados e não em emoções quando as coisas não vão como esperado.

Ficou interessado e quer aprender mais sobre o Smarketing? Temos um guia completa para sua empresa alinhar os times de marketing e vendas. E deixe seu comentário, contando o que achou dessa prática. Pretende aplicá-la em sua empresa e tentar novas estratégias? Venha participar da conversa!

guia completo do smarketing

 

Posted on 19-06-2015 15:01 by Rudi Ribeiro

Rudi Ribeiro

Escrito por Rudi Ribeiro

Especialista de Inbound Marketing e Inbound Sales, trabalha como consultor para empresas estruturando processos de marketing e vendas com foco em acelerar crescimento.

Curso Gratuito de Vendas
Dicas de vendas

Fique Atualizado sobre Vendas