Como Vender Mais com Inbound Marketing

O que é necessário para ser um bom profissional de vendas?

O-que--necessrio-para-ser-um-bom-profissional-de-vendas

  O dia a dia do vendedor é cheio de desafios: gerar leads, fazer propostas comerciais, follow up, fechar vendas, atingir metas, contribuir para o faturamento da empresa. Com tantas responsabilidades, perder o foco no desenvolvimento profissional e até nas boas práticas de vendas pode acabar acontecendo, mas não se preocupe: estamos aqui para lembrar a você o que é necessário para ser um bom profissional de vendas. Pronto para repassar os pontos mais importantes da sua carreira? Confira!

Saiba diferenciar o que o cliente quer, do que o cliente precisa

Identificar necessidades é uma das premissas básicas para o bom vendedor. Se um cliente chega a uma loja e pede um tênis, existe uma gama enorme de possibilidades, o que leva o vendedor a buscar outras informações e referências para atender as necessidades do cliente. Isso não é diferente em outros tipos de negociações. O que o vendedor deve fazer é aprofundar o conhecimento sobre a necessidade do cliente para entender o que ele realmente precisa e assim identificar como sua empresa pode ajudá-lo.

Entenda como você pode gerar valor para o cliente

O preço nem sempre é o fator de maior peso na decisão de compra. Se você entende a necessidade do seu cliente, pode descobrir outras formas de gerar valor para ele, como uma assinatura mensal de suporte para um software, ou um módulo adicional para um e-commerce, podendo ser também a escalabilidade no armazenamento de dados, entre outras. Descobrir qual é a percepção de valor do cliente em relação a solução que ele busca é essencial para que você saiba como negociar, chegando a termos que sejam benéficos para a empresa e para o comprador.

Conheça o que a concorrência pode oferecer ao seu cliente

Aproximadamente 60% do processo de compra acontece antes de o cliente chegar até o vendedor. Isso significa que ele já pesquisou vários fornecedores, comparou preços, buscou recomendações e limitou suas opções ao que ele julga mais proveitoso. Sendo assim, é de suma importância que você conheça a sua concorrência e o que ela possa ofertar ao seu cliente para destacar os diferenciais da sua empresa e mostrar todo o potencial da sua solução, chegando ao fechamento da venda antes que o cliente pense em pesquisar mais e decidir depois.

Atue como um consultor

Para ser um bom profissional de vendas, você precisa ser mais do que o meio de campo entre a empresa e o cliente, você deve ser a consciência dele, fornecendo informações relevantes para que ele possa tomar a decisão sozinho, sem pressão. Para tanto, não empurre o produto, mas destaque seus benefícios, vantagens e desvantagens, compare com produtos semelhantes e dê ao cliente a oportunidade de avaliar prós e contras antes da decisão.

Construa relacionamentos

Mais do que vender, o bom profissional de vendas constrói relacionamentos duradouros, que geram valor para a empresa por um longo tempo. De nada adianta fazer uma boa venda se o cliente não volta mais, não recomenda para outras pessoas e não fala bem da sua empresa. Sendo assim, foque no atendimento de qualidade, deixe seus clientes à vontade e mantenha contato sempre, mostrando que você se importa verdadeiramente com seus clientes. E se você não vendeu da primeira vez? Construa um relacionamento mesmo assim, afinal, amanhã o cliente pode estar mais aberto para uma compra.

Lembre-se que o bom profissional de vendas está sempre antenado com o mercado, conhece as tendências e busca qualificação profissional com regularidade, desenvolvendo suas competências técnicas e comportamentais para melhorar cada vez mais os seus resultados de vendas. Agora queremos saber de você: como é o seu relacionamento com seus clientes e qual o retorno em vendas você tem disso? Deixe seu comentário pra gente e compartilhe sua experiência!

guia estrategico para empresarios

 

Posted on 29-04-2015 20:49 by Rudi Ribeiro

Rudi Ribeiro

Escrito por Rudi Ribeiro

Especialista de Inbound Marketing e Inbound Sales, trabalha como consultor para empresas estruturando processos de marketing e vendas com foco em acelerar crescimento.

Curso Gratuito de Vendas
Dicas de vendas

Fique Atualizado sobre Vendas