Como Vender Mais com Inbound Marketing

Entenda o que é, de fato, o Inbound Marketing

 Entenda-o-que--de-fato-o-Inbound_Marketing

 O marketing está passando por uma verdadeira revolução com as inovações que o mundo digital proporciona. Passamos de um marketing feito de outdoors, comerciais de TV, folders, flyers e vinhetas de rádio, para o marketing digital, ágil, dinâmico, mensurável e mais atrativo financeiramente. Mas essas mudanças não pararam por aí, e de repente fomos surpreendidos com o Inbound Marketing, ou marketing de atração. Mas você sabe exatamente do que se trata essa metodologia? Como ela pode ajudar a sua empresa a ir muito além do marketing tradicional? Quer descobrir as respostas? Então acompanhe este post que preparamos pra você entender de vez o que é Inbound Marketing!

Inbound Marketing: o imã que a sua empresa quer ter

Que tal investir em um marketing não intrusivo, que deixa o cliente livre para vir no momento que ele achar mais conveniente? Parece arriscado demais para você? Pois o Inbound Marketing é assim, ele não obriga o seu prospect, lead ou cliente a interagir com a sua marca, mas a torna tão atraente que eles querem dialogar com você, querem conhecer seus produtos e serviços e, no final, escolhem comprar de quem soube cativá-los.

É por esse motivo que o Inbound Marketing é chamado de marketing de atração ou marketing de entrada. Ao invés de utilizar estratégias e ferramentas de marketing para empurrar produtos e serviços, ele gera valor para o seu público alvo por meio de conteúdos relevantes e focados nas necessidades dos seus clientes.

Como funciona o Inbound Marketing?

De acordo com a Hubspot, empresa que deu vida ao conceito de Inbound Marketing, ele é composto por quatro fases que levam um completo desconhecido a se transformar em um promotor da sua marca. Tais são:

  • Atração

Tudo começa com você compartilhando conteúdo de qualidade com a sua audiência. Para isso, você precisa de um blog atrativo, que esteja otimizado para os mecanismos de busca e que também sirva como plataforma de base para sua estratégia de conteúdo. Para dar maior alcance aos materiais que você posta no blog, crie perfis em redes sociais onde seu público seja bastante ativo e compartilhe seus posts lá também.

  • Conversão de leads

As pessoas que entram em contato com o conteúdo que você compartilha podem ficar interessadas em aprofundar ainda mais o conhecimento, indo em busca de conteúdos mais especializados. Elas acessam o seu blog, veem novos posts e calls to action, ou chamadas para a ação, como a oferta de um e-book exclusivo sobre o que ela está procurando ou ainda para a inscrição de um webinar que vai acontecer dentro de alguns dias. Para ter acesso a esse material, o usuário fornece alguns dados, como nome e e-mail, dando permissão para que você passe a se relacionar com ele. Neste momento, esse usuário da internet deixa de ser um prospect e passa a se tornar um lead, um cliente em potencial.

  • Conversão de clientes

Quando o lead já está bem informado sobre o problema que ele possui, bem como as opções de solução desse problema, ele está pronto para se tornar um cliente da sua empresa. É nesse momento que a sua equipe de vendas entra em ação e aborda o lead através de um e-mail ou de uma ligação oferecendo um serviço personalizado, que atenda às necessidades dele. Satisfeito com a sua abordagem, ele se transforma em um cliente.

  • Encantamento

Após converter o lead em cliente, seu trabalho não para, ele só muda de foco, pois você precisa nutrir esse relacionamento com outros tipos de conteúdo e encantar o seu cliente a ponto de que ele se torne fiel à sua marca e passe a ser um promotor dos seus produtos e serviços para outras pessoas.

Que ferramentas você utiliza no Inbound Marketing?

O Inbound Marketing se vale muito bem de diversas ferramentas de marketing digital para disseminar o conteúdo criado e assim gerar valor para o máximo de pessoas possível. Essas ferramentas e estratégias devem ser integradas, visando gerar resultados mais surpreendentes ainda para a sua empresa. Por mais que elas estejam divididas entre as fases do Inbound Marketing apresentadas anteriormente, vale ressaltar que elas são usadas o tempo todo pela empresa a fim de atingir todas as etapas do funil de vendas, ou seja, todos os prospects, leads e clientes da sua empresa.

  • Atração: blog, palavras-chave, e redes sociais;
  • Conversão de leads: formulários para cadastro, chamadas para ação (CTAs) e landing pages;
  • Conversão de clientes: CRM, e-mail marketing, nutrição;
  • Encantamento: pesquisas, conteúdos inteligentes, monitoramento social.

Sua empresa está preparada para o Inbound Marketing? Quais são seus principais desafios para adotar essa metodologia no seu negócio? Deixe seu comentário e se junte à conversa!

 

 guia completo do smarketing

Posted on 27-04-2015 20:31 by Marcos Araújo

Marcos Araújo

Escrito por Marcos Araújo

Profissional de Inbound Marketing e vendas formado na University of Massachusetts com foco em sempre melhorar. Um empreendedor que tem experiências em Start Ups e empresas grandes, Marcos segura recordes de vendas e é um destinatário de vários prêmios.

Curso Gratuito de Vendas
Dicas de vendas

Fique Atualizado sobre Vendas