Como Vender Mais com Inbound Marketing

Entenda como a automação de marketing pode ajudar seu time de vendas

Entenda_como_a_automao_de_marketing_pode_ajudar_seu_time_de_vendas

Um dos maiores desafios de qualquer equipe comercial, é saber qual lead realmente deve ser acercado de forma mais eficaz. Descobrir quem está ou não a ponto de realizar a compra do produto ou serviço é muito difícil, e os vendedores erram com frequência. Quantas vezes na sua empresa você já não se deparou com casos de leads que não estavam interessados e deram prosseguimento no processo apenas para conhecer melhor uma solução? Existem, por exemplo, aqueles que aparentemente caminham pelo funil de vendas apenas porque estão sem jeito a de dispensar o vendedor, causando perda de tempo e esforço para o time de vendas.

O cenário então é o seguinte: mesmo que o time de vendas da sua empresa seja excelente, muitas vezes tempo e esforço são gastos em leads sem potencial. Imagine os resultados possíveis se a equipe comercial atacasse quem estivesse pronto para comprar, bem encaminhado no funil de vendas e com verdadeiro interesse pelo produto ou serviço. Então venha aprender neste post como a automação de marketing pode ajudar o seu time de vendas a focar nos melhores prospects e leads, bem como transformar aqueles que ainda andam indecisos em clientes efetivos. Acompanhe:

Apenas gerar mais leads não é a resposta

Conseguir uma quantidade grande de leads não é difícil. Participação em feiras e convenções, listas de parceiros e até mesmo cold calls podem gerar grande quantidade de leads, contudo, o segredo está na qualificação. Para melhorar consideravelmente os resultados da equipe comercial, é necessário que os leads entregues sejam quentes. Leads qualificados, além de melhorarem os resultados, reduzem custos, já que perdas com leads que não se convertem diminuem.

Em alguns momentos, a equipe comercial pode até não estar com uma boa performance. Em geral, acredita-se erroneamente que descarregar uma montanha de leads é a saída para aumentar as vendas. Esses novos leads podem até piorar a performance da equipe, que perde ainda mais o foco em leads sem potencial.

Esquentando os leads com Automação de Marketing

Ao invés de perder tempo e esforço apresentando o produto e promovendo o interesse no lead, é possível automatizar esse processo, permitindo que o comercial foque apenas em fechar as vendas com leads verdadeiramente interessados. A Automação de Marketing é uma solução que atua desde a geração do lead, no topo do funil de vendas, até o pós-venda, possibilitando ações de upsell que poderiam passar despercebidas pela equipe comercial.

O que é Automação de Marketing?

Automação de Marketing não é o mesmo que mecanizar todo o processo, descaracterizando a empresa e tratando os clientes apenas como mais um. Definitivamente, não é apenas colocar um bot para responder prontamente no Twitter. Em uma boa Automação de Marketing é possível customizar e personalizar todo o processo, ela se torna uma forma de interação personalizada com o lead e posteriormente o cliente.

Reascendendo leads antigos

Outra vantagem da Automação de Marketing é a manutenção de contato com leads antigos, que não foram covnertidos. Para a equipe comercial, é difícil manter um contato regular com quem caminhou no processo de vendas e não se tornou um cliente. Ao longo do tempo, os leads podem desenvolver novas necessidades, podem contar com um orçamento mais robusto, enfim, a possibilidade de venda que não existia antes pode estar fresca. A Automação de Marketing possibilita a identificação dessa nova oportunidade.

Transforme sua equipe comercial em uma máquina de vendas

Vamos recapitular, ao automatizar os processos de marketing é possível: aumentar as vendas, já que a equipe comercial trabalha com leads mais qualificados; reduzir custos relacionados a perda de tempo e esforço do time; possibilitar a descoberta de ações de upsell em clientes e oportunidades de venda em leads não convertidos. Ao munir sua equipe comercial com todos esses benefícios, deve-se esperar um aumento significativo na performance de vendas!

Você já observou a equipe comercial de sua empresa com alguns dos problemas descritos aqui? Conte sua história nos comentários! Não deixe de assinar a nossa newsletter e receber novos conteúdos sobre automação de marketing e vendas.

guia estrategico para empresarios

 

Posted on 15-06-2015 12:56 by Marcos Araújo

Marcos Araújo

Escrito por Marcos Araújo

Profissional de Inbound Marketing e vendas formado na University of Massachusetts com foco em sempre melhorar. Um empreendedor que tem experiências em Start Ups e empresas grandes, Marcos segura recordes de vendas e é um destinatário de vários prêmios.

Curso Gratuito de Vendas
Dicas de vendas

Fique Atualizado sobre Vendas