Como Vender Mais com Inbound Marketing

6 dicas para você aumentar sua produtividade em vendas

dicas_para_voce_aumentar_sua_produtividade_em_vendas

Cada dia que passa parece que precisamos de mais e mais horas no dia para dar conta de fazermos tudo o que queremos. Geralmente para tentarmos dar conta de tudo, passamos a multi-task.

O problema é que ao tentar fazer mais coisas ao mesmo tempo, perdemos o foco de fazer uma coisa bem-feita de cada vez. Além disso, com o avanço da tecnologia e a possibilidade de estarmos conectados online 24 horas, aumentou ainda mais as distrações que nos impedem de focar 100% da atenção em ações específicas.

Como vendedores, devemos estar atentos as distrações para que não afetem nosso número no fim do mês. Seguem 6 dicas para aumentar sua produtividade em vendas:

1. Reduza seu tempo respondendo e-mails

E-mail é um dos principais sugadores de tempo e atenção que alguém pode ter. Além disso, é a maneira mais rápida de você passar o dia de modo reativo, onde geralmente é um tempo investido resolvendo prioridade dos outros.

Como corrigir: defina um ou dois horários específicos durante o dia para responder e-mails. 11 e 17 horas por exemplo. Assim, pode estar focado o resto do tempo em ações que coloquem mais oportunidades no seu funil de vendas.

2. Use E-mail Templates

Passar horas respondendo e-mails já fazem parte da vida de qualquer vendedor, porém você pode otimizar muito seu tempo investido respondendo e-mails.

Como corrigir: Crie templates das comunicações mais comuns que faz com seus clientes para que possa otimizar seu trabalho. Tenha templates para todas as fases do seu processo de vendas, assim pode agilizar a sua comunicação com o cliente e reduzir seu tempo gasto.

3. Controle tempo gasto em redes sociais e outros sites

Basta você acessar o facebook ou youtube, e quando menos espera, lá se foram duas horas desperdiçadas lendo ou assistindo coisas que pouco lhe ajudam com suas vendas.

Como corrigir: instale um aplicativo como "StayFocusd". Este plugin do chrome permite você determinar quanto tempo diariamente pode acessar certos sites, e uma vez que o tempo expirou, só poderá acessar novamente no próximo dia. Assim, você é forçado a se disciplinar com sites que tomam o seu tempo.

4. Separe tempo no seu calendário para prospectar diariamente

Prospectar não é fácil e outros problemas estão sempre aparecendo para tomar seu tempo e atenção do que é mais importante.

Como corrigir: Bloqueie no seu calendário períodos específicos cada dia para focar exclusivamente em prospecção. Seu funil precisa estar sempre sendo alimentado e prospectar é fácil de procrastinar se não tivermos bloqueado em nosso calendário como prioridade.

5. Tire do seu pipeline oportunidades que nunca vão fechar

Geralmente vendedores tem uma dificuldade grande de se desfazer de suas oportunidades, mesmo quando o cliente desaparece e não responde mais seus e-mails ou ligações.

Como corrigir: Sempre tenha próximos passos definidos e agendados ao fim de cada reunião. Caso não for possível e o cliente desaparecer, mande a ele um e-mail de término de relacionamento. Gosto deste e-mail pois descrevo o que foi conversado e assumo que prosseguir a conversa comigo não é uma prioridade. Para encerrar o e-mail, pergunto se tenho a permissão do cliente para encerrar a oportunidade. Uso esta frase também no subject do e-mail, e o índice de resposta a este e-mail é surpreendente. As vezes ou o cliente marca uma próxima conversa ou informa que realmente não tem interesse. 

6. Tenha reuniões objetivas

Depois do e-mail, o maior consumidor de horas de trabalho são reuniões. O problema é que muitas delas são totalmente desnecessárias, ou poderiam ser concluídas na metade do tempo.

Como corrigir: Não aceite reuniões que não tenham agendas pré-definidas. Quando solicitarem sua presença em uma reunião, peça que sejam agendadas com antecedência e que lhe passem a pauta do que será conversado. Caso perceba ser desnecessário, pergunte se podem resolver a discussão por e-mail ou uma rápida ligação.

Espero que estas dicas possam lhe ajudar a otimizar seu tempo e aumentar suas vendas.  Se quiser evoluir na sua carreira em vendas, registre para o nosso curso gratuito de vendas aqui.

guia completo do smarketing

Posted on 27-07-2015 13:00 by Rudi Ribeiro

Rudi Ribeiro

Escrito por Rudi Ribeiro

Especialista de Inbound Marketing e Inbound Sales, trabalha como consultor para empresas estruturando processos de marketing e vendas com foco em acelerar crescimento.

Curso Gratuito de Vendas
Dicas de vendas

Fique Atualizado sobre Vendas