Como Vender Mais com Inbound Marketing

Como ganhar dinheiro com Venda Inbound e Inbound Marketing

como ganhar dinheiro com inbound marketing

Com a expansão da estratégia de Inbound Marketing no mercado brasileiro, muitos se perguntam como realmente minha empresa pode ganhar dinheiro com isso? Será que não é somente uma moda? Se todos estão fazendo, como realmente posso me diferenciar?

Para responder estas perguntas, quero expor aqui os potenciais benefícios desta estratégia e como sua empresa pode aumentar o fluxo de caixa e ganhar dinheiro mesmo durante a crise financeira que o país está passando.

Seguem as principais maneiras de como ganhar dinheiro com Venda Inbound e Inbound Marketing:

Manter um crescente fluxo de leads e oportunidades no funil de vendas

As empresas brasileiras ainda operam de uma maneira extremamente tradicional quando se fala de geração de leads. Na grande maioria, estes leads vêm de participação de eventos, que tem um alto custo de tempo e dinheiro, networking, referências e prospecção fria. Apesar destas estratégias ainda funcionarem, a empresa tem muito pouco controle sobre o funil de vendas. Além disso, em momentos de instabilidade financeira, geralmente estes leads de referência desaparecem, colocando em risco a estabilidade da empresa.

Inbound Marketing permite você gerar um maior volume de leads. Empresas que investem em conteúdo, uma das estratégias mais prevalentes em Inbound, de acordo com estudo da Demand Metric, geram 3x mais leads que estratégias tradicionais. Além disso, uma vez que você entende quantas visitas no site precisa todo mês, quantos leads e oportunidades são necessários para alcançar a meta, você poderá ser mais estratégico com seus investimentos, e seu crescimento passa a ser mais seguro e previsível.

Maior foco para o time de Marketing

Porque Inbound Marketing foca na geração de leads, isso também ajuda o próprio time de marketing a priorizar somente as ações que alcançam este objetivo. Quando tudo passa a ser mensurado, o time de marketing começa a entender o ROI de suas atividades e faz com que eles foquem somente nas ações e canais que trazem os melhores resultados. Eles passam a entender o tipo de lead que converte mais, qual canal gera leads com menor custo, qual canal gera o lead com maior ROI. Muitas vezes as próprias metas financeiras do time de vendas podem ser também as metas do time de marketing, criando assim um perfeito alinhamento entre estes dois departamentos que nem sempre trabalham bem juntos.

Leads mais quentes para o time de vendas

Além da geração de leads, o time de marketing tem a responsabilidade de segmentar, nutrir e qualificar os leads. Estas ações permitem entender em qual fase da jornada de compra está o cliente, o que faz com que seu time de vendas priorize somente os leads mais qualificados. Os benefícios são um ciclo de venda menor e um aumento na conversão de lead para clientes.

De acordo com um estudo da Forrester Research, empresas que nutrem bem seus leads, geram 50% mais leads prontos para compra e com um custo 33% menor.

Menor custo de aquisição, maiores margens

De acordo com o relatório do Estado de Inbound Marketing no Brasil lançado pela Hubspot, leads gerados por Inbound Marketing são 47% mais baratos do que leads gerados por marketing tradicional, que chamamos de Outbound Marketing. Um dos motivos é que grande parte destes leads são gerados através de ações que focam no tráfego orgânico, reduzindo a necessidade de investimento constante em mídias pagas como Adwords e Facebook Ads. Uma das principais atividades para crescer tráfego orgânico, é através de blogs.

Além disso, muitas empresas estão começando a migrar seu time comercial para fazerem as vendas internamente, o que nos EUA chamam de Inbound Sales e nós chamamos de Venda Inbound. Este modelo de vendas reduz a necessidade de reuniões presenciais. Os principais benefícios são: possibilidade do seu vendedor trabalhar remoto, o que pode reduzir custo com escritórios, reduz gastos com viagens e entretenimento, mais fácil de gerenciar, treinar e há um aumento de produtividade da equipe.

Pense que com o tempo gasto em trânsito, gasolina, lanches, talvez um vendedor consiga fazer no máximo 2 reuniões em um dia. Já um vendedor interno, tem capacidade de ter entre quatro e oito reuniões diárias. Dependendo do produto e perfil da empresa, fazer até cem ligações em um dia é uma possibilidade. Este modelo de venda inbound é o mais escalável e promissor para a sua empresa crescer.

Aumento na retenção de clientes

Grande parte da estratégia de Inbound Marketing foca em educar o lead com conteúdo de qualidade e manter o engajamento com ele tanto por e-mail, como nas redes sociais e outros canais. Quando este lead se torna um cliente, esta estratégia continua. O foco agora deve ser orientar o cliente como usar o produto. Educar o cliente sobre novas estratégias para o mercado. Manter um canal aberto de comunicação, tanto para receber feedback como para promover novidades, o que por fim gera lealdade e cria uma comunidade em volta da marca, reduzindo assim cancelamento.

Conclusão

Podemos entender que ganhar dinheiro com Inbound Marketing e Venda Inbound é uma realidade. A possibilidade de ter um time de marketing e vendas otimizado e pronto para escalar, irá aumentar o número de potenciais clientes através da geração de leads, irá fechar novos negócios em menos tempo e fidelizar estes clientes com qualidade no atendimento, produto e constante engajamento. Isto trará um grande diferencial para a sua empresa no mercado e lhe capacitará a estruturar-se para um crescimento sustentável para os próximos anos.

Não perca tempo. Comece hoje mesmo a investir em aprender mais sobre Inbound Marketing e Venda Inbound. Comece registrando para o nosso curso de vendas abaixo que lhe passa uma base de como estruturar este processo para sua empresa.

Curso Gratuito de Vendas  

 

Posted on 09-06-2015 17:50 by Rudi Ribeiro

Rudi Ribeiro

Escrito por Rudi Ribeiro

Especialista de Inbound Marketing e Inbound Sales, trabalha como consultor para empresas estruturando processos de marketing e vendas com foco em acelerar crescimento.

Curso Gratuito de Vendas
Dicas de vendas

Fique Atualizado sobre Vendas