Venda Inbound Blog

6 dicas para treinar sua equipe de vendas

6_dicas_para_treinar_sua_equipe_de_vendas

Treinar uma equipe de vendas é como treinar um time de futebol para a copa do mundo: é preciso montar uma equipe que complemente uns aos outros. Tem o goleiro, o centroavante, o atacante, e cada um deles, fazendo sua parte e treinando diariamente, constrói uma equipe sólida e forte. O seu time de vendas precisa entrar na mesma dinâmica do futebol. Mas com o quê exatamente você precisa se preocupar na hora de montar sua equipe? Como fortalecê-la diariamente? Nós listamos algumas dicas para te ajudar nesta estratégia. Elas vão te ajudar a entrar em campo e dar um show de bola. Com certeza suas vendas vão comemorar!

Defina a dinâmica do grupo

Antes de mais nada, é preciso conhecer bem cada jogador da sua equipe e entender quais são as forças e fraquezas de cada um deles. Depois, entender o que você precisa para entrar em campo e aumentar as vendas. Com este tipo de conhecimento, você vai entender como seu grupo agrega habilidades e requisitos uns aos outros e onde você precisa trabalhar mais para treiná-los, como por exemplo, se você tem uma equipe forte para captação de cliente, mas fraca para follow up. Então você precisa investir em treinamento neste aspecto ou na contratação de profissionais com perfis complementares, capazes de arrendondar sua equipe e deixá-la mais forte.

Alinhe os objetivos com o treinamento

Depois de entender a dinâmica da sue equipe, é hora de começar a planejar seu treinamento. Primeiro, você deve alinhar as expectativas de resultados com o que precisa ser aprendido. Pergunte a sua equipe qual é o objetivo pessoal de cada um ali dentro, liste os objetivos da empresa e defina quais são as habilidades que vocês precisam para alcançar todos estes objetivos. É com esta lista de habilidades que você vai planejar o treinamento.

Estude o produto ou serviço

Tão importante quanto entender o que sua equipe precisa para vender mais, é entender profundamente o que seu produto ou serviço pode fazer para ajudá-los nesta tarefa. Estude todos os pontos fortes e fracos, faça análises e cruze com as expectativas do seu público. Quanto mais informação você oferece para sua equipe de vendas, mais eles estarão preparados para agir na direção certa e chutar direto para gol.

Faça o treinamento acontecer

Com a lista de habilidades em mãos e com um profundo conhecimento do produto ou serviço e do mercado, é hora de treinar. Ofereça cursos, apostilas e todo tipo de material possível para treinar as habilidades necessárias para vender mais. Talvez a resposta não seja um curso, mas pode ser um projeto de incentivo interno com feedback diário. Você vai definir o que pode ser melhor e o ideal é você escolher junto de sua equipe.

Nunca se esqueça do feedback

O feedback é o que mais fazem as equipes de venda crescerem. É o que dá perspectiva para sua equipe e permite que cada um avalie onde errou, no que precisa melhorar ou se tudo deu certo. Isso não só vai melhorar suas venda, mas vai alimentar a paixão dos seus funcionários no dia a dia. Afinal, crescer é uma ambição básica de qualquer bom profissional.

A preparação é o que conduzirá qualquer equipe aos melhores resultados, além de sempre aperfeiçoar os pontos fracos e melhorar ainda mais os que já são bons. Mas agora queremos saber de você: como faz para manter sua equipe de vendas sempre afiada e com as melhores — e mais atuais — técnicas de mercado? Deixe seu comentário compartilhando suas experiências conosco! Ah, e ao implementar nossas dicas incríveis em sua empresa, nos conte também. Queremos saber como elas têm se adequado em sua equipe.

guia estrategico para empresarios

Posted on 15-05-2015 16:36 by Marcos Araújo

Marcos Araújo

Escrito por Marcos Araújo

Profissional de Inbound Marketing e vendas formado na University of Massachusetts com foco em sempre melhorar. Um empreendedor que tem experiências em Start Ups e empresas grandes, Marcos segura recordes de vendas e é um destinatário de vários prêmios.

Fique Atualizado sobre Vendas