Venda Inbound Blog

6 Dicas de como gerar leads qualificados

6-Dicas-de-como-gerar-leads-qualificados

Quando estamos trabalhando estratégias de marketing digital, uma das grandes preocupações é com a geração de leads, que nada mais são do que as pessoas que irão compor o seu banco de dados, aquelas que você irá trabalhar para mover no funil de vendas e converter em clientes. Acontece que nem todas as pessoas que estarão no seu cadastro realmente irão ou tem interesse em consumir seus produtos e serviços. Diante disso fica a dúvida: como gerar leads realmente efetivos, qualificados, com maior potencial de conversão? Confira neste artigo post que preparamos pra você dicas para que conseguir um banco de dados mais efetivo. Acompanhe:

1. Cadastro acessível e boa navegabilidade

Ao criar um site ou landing page para a captação de leads, é importante que a parte para cadastro e recebimento de informações estejam em local claro e acessível, facilitando o trabalho do leitor. Além disso, uma boa navegabilidade, com um site responsivo, nutrido de bons conteúdos é fundamental para atrair a atenção do seu público alvo.

2. Mídia segmentada

Embora ao comprar uma mídia sem segmentação na tentativa de aumentar a sua chance de gerar mais leads, a chance desse lead não ser qualificado também aumenta. Além disso, a pessoa que poderá ir até o site, não ser o interesse dela, não se cadastrar e o custo do lead será alto. Quando for investir em publicidade online, faça isso de forma segmentada, focando em um target específico.

3. Acompanhamento

Em uma campanha é necessário que se faça um monitoramento diário de forma a entender e identificar qual canal de mídia está gerando mais leads e com o melhor custo. Lembre-se: a resposta ao lead deve ser em até 24 horas, pois assim a taxa de conversão em vendas será maior. Observe ainda se os leads estão separados por canais e qualidade. Desta forma, será possível saber qual canal gera mais qualificação. A otimização de investimento pode trazer mais leads qualificados. Importante ressaltar que estamos tratando de uma ação que visa resultados, portanto é fundamental medí-la.

4. Diferencie prospect e lead qualificado

Uma pessoa que mostre intenção de compra pode ser considerada um prospect, já que mostrou apenas a intenção à sua marca, produto ou serviço. Estas pessoas serão nutridas e incentivadas estabelecerem um relacionamento com a empresa. Com isso serão classificadas pelo seu comportamento no processo de qualificação. Quando a intenção já fica mais real e o cliente demonstra maior interesse, ele já poderá ser considerado um lead qualificado, e deverá ser trabalhado para o processo de conversão de vendas.

5. Limpe seu banco de dados periodicamente

De nada adianta ter um banco de dados com 10.000 nomes se o retorno não está sendo o esperado, e você ainda acaba perdendo tempo e dinheiro para se comunicar com todo mundo. Faça uma limpa no seu banco de dados periodicamente, separando os seus contatos em categorias: nunca compraram, já compraram, e compram com frequência. Este é um primeiro passo para descobrir em quais leads você deverá investir.

6. Use as redes sociais

Os perfis das redes sociais são ótimos para gerar engajamento e leads. Uma dica de ouro aqui: não vale ter perfil em todas as redes sociais e não abastecê-las com conteúdos interessantes, que estimule a participação das pessoas. Portanto, tenha apenas os perfis que consiga monitorar. Além disso, este é um espaço para as pessoas estarem mais próximas da sua marca e estabelecerem um relacionamento mais próximo dos seus produtos, conceitos e serviços.

A tarefa de transformar um target em leads qualificados para vendas é um trabalho intenso, que exige monitoramento, bastante trabalho e dedicação no estabelecimento e implantação de estratégias. Como é feito o cadastro dos seus clientes? Você acha que seu banco de dados é eficiente? Compartilhe conosco através dos comentários suas experiências. Caso queira elaborar estratégias e práticas para aumentar as suas vendas, faça um contato com a gente!

guia completo do smarketing

Posted on 29-04-2015 20:51 by Marcos Araújo

Marcos Araújo

Escrito por Marcos Araújo

Profissional de Inbound Marketing e vendas formado na University of Massachusetts com foco em sempre melhorar. Um empreendedor que tem experiências em Start Ups e empresas grandes, Marcos segura recordes de vendas e é um destinatário de vários prêmios.

Fique Atualizado sobre Vendas