Venda Inbound Blog

5 dicas para você crescer durante a crise e dominar sua indústria

crescer durante a crise, curso de vendas

Com sinais de uma crise econômica iniciando no Brasil, e todos os meios de comunicação constantemente compartilhando notícias negativas, as pessoas se tornam reflexo do que ouvem e vêem, e esquecem que o futuro de suas empresas, e o sucesso pessoal de cada um está na verdade no controle deles mesmos.

Warren Buffet, o maior investidor da história e segundo homem mais rico do mundo, revelou recentemente que os investimentos feitos em 2008 por sua empresa, período no qual os EUA passavam por uma das maiores crises da história, hoje já renderam mais de 10 bilhóes de dolares. Em uma entrevista para o Walt Street Journal ele diz "voce faz suas melhores compras quando as pessoas estão com medo".

Uma coisa voce pode ter certeza, independente da situação econômica do país, voce sempre terá pessoas prosperando e outros falindo. O que vai determinar em qual destas categorias você estará será a sua atitude diante desta situação. Empresas irão crescer durante a crise, porque não ser você?

Segue abaixo 5 dicas de como você pode superar a crise e dominar sua indústria:

1. Pare de assistir noticiários ou ler jornais.

A mídia infelizmente é uma das maiores culpadas da situação psicológica do povo. Devido a variedade de opções que as pessoas tem, a única maneira que diferentes canais da mídia conseguem chamar a atenção é com exageros nas notícias, manipulação da informação e com notícias negativas. A miséria ama compania, e quando você investe, uma, duas ou três horas do seu tempo consumindo tanta coisa ruim, fica difícil então você colocar a sua mente no lugar certo e enfrentar os desafios com positividade, energia e coragem.

Você deve bloquear tudo que possa ser um impecílio para o seu sucesso. Começe seu dia pensando positivo, se alimente bem tanto fisicamente quanto psicologicamente. O seu sucesso depende somente de você. Ao invés de ler notícias, vire notícia. Ao invés de apenas ler artigos, escreva seus próprios artigos. Hoje em dia há uma disputa enorme pela sua atenção, e se você descuidar, perde grande parte do tempo com coisas que não adicionam nada para seu sucesso.

2.Transforme todos na sua empresa em vendedores

Apenas uma coisa irá manter sua empresa aberta, vendas. Em momentos de crise , onde todos estão retraindo, é momento de voce ir para o ataque. Com a retração de seus concorrentes, abrem-se oportunidades para você conquistar mais espaço. Todos em sua empresa tem que estar alinhados com apenas uma coisa em mente, a necessidade de vender mais. Involva seu time de marketing no processo de vendas, seu time de desenvolvimento. Todos precisam crer que seu produto ou serviço são indispensáveis e que vocês tem a melhor solução para o cliente. Todos precisam estar falando sobre o produto, agregando valor no processo, cada um do seu ponto de vista.

Em momentos de crise, é hora de todos colocar a mão na massa. São carreiras, famílias e sonhos em jogo, então não é momento de escolher o que fazer, é momento de vender, e vender mais.

3. Aumente seu investimento em Marketing

Muitas empresas ainda operam de uma maneira muito tradicional, dependendo muito de referências. Muitos me falam, eu não preciso investir em Marketing porque já recebo muitas referências. Meu argumento geralmente é o seguinte: Quando voce vive de referência, voce tem zero controle de qual cliente voce vai trabalhar. Seu cliente lhe dá uma referência que muitas vezes é alguem ruim, que não pode pagar bem pelos seus serviços, porém por ser uma referência de um cliente seu, você quer honrar, e passa a trabalhar com alguem que normalmente voce não escolheria. Aí daqui a pouco você está cheio de clientes ruins e não sabe porque. Além disso, em tempos de crise, referências somem, todos dizem que estão reduzindo custos e você começa a ter que correr atrás do prejuízo.

È tempo de aumentar investimento em Marketing em todos canais possíveis, principalmente redes sociais por terem um baixo custo e alto retorno. Quando as pessoas estiverem em busca de uma solução que você fornece, você tem que ser a primeira empresa que eles lembram. A única maneira de isto acontecer, é se eles te conhecerem, porém se voce não está presente em nenhum lugar, ninguém vai lembrar de você.

Amplie os canais onde você e sua empresa estão presentes, aumente sua produção de conteúdo, inicie um blog, canal no youtube, redes sociais. As empresas e produtos que você não esquece, são aqueles que estão constantemente em evidência. Em momentos de crise, há uma grande oportunidade de você dominar sua indústria, pois a retração dos seus competidores, abre oportunidades para você ocupar espaço que nunca teria em outros momentos. Os grandes empresários do mundo nunca cresceram quando em acordo com o mercado ou a opinião de todos, mas sim avançaram em momentos de desafios e contra a recomendação dos que se dizem "experts".

4. Mensure todas suas ações, principalmente marketing e vendas

As tecnologias necessárias para você mensurar todos os processos de sua empresa, desde desenvolvimento, produção, marketing até a venda do seu produto ou serviço já existem há anos. Se voce hoje não mensura seus resultados de marketing e do seu funil de vendas por exemplo, voce é a única pessoa culpada.

Determine exatamente onde precisa chegar nos próximos 12,24 e 36 meses, qual receita precisa alcançar e faça uma análise regressiva de tudo que precisa acontecer. Se sua empresa depende de resultados online, determine exatamente quanto de tráfego,leads, quantas ligações e quantas vendas precisam acontecer para alcançar suas metas. Voce só consegue gerenciar o que você mensura. Seja ousado, escolha metas agressivas e ambiciosas e motive a sua equipe a batalhar para alcançar os objetivos. Visualize junto com eles onde querem chegar a faça eles sonhar juntos, mas também quando os objetivos forem alcançados, compartilhe do sucesso e lucro alcançado.

5.Invista em treinamento de vendas para a sua equipe

Você pode ter o melhor produto do mundo, porém se seus vendedores não souberem vender, de nada adianta. Muitas empresas nunca investem em treinamento de vendas para sua equipe e sofrem então com as consequências quando as vendas não vem mais tão facilmente como em momentos de prosperidade. Sua empresa vai crescer exatamente no mesmo passo que você tiver capacidade de vender.

Muitas empresas hoje não tem processos definidos, as vendas ficam por conta dos donos ou diretores, cada venda ocorre de uma maneira diferente, e assim nunca conseguem escalar de uma maneira saudável. È necessário ter passos definidos, scripts para que todos estejam falando a mesma língua, maneiras de lidar com objeções, falar de preços, vender valor. Existem vários treinamentos de vendas disponíveis no mercado, sem contar centenas de livros. O que vai diferenciar você de seus concorrentes, é quem que irá não somente buscar o conhecimento mas também aplicá-lo diligentemente.

È tempo de dominar o espaço e não competir. Empresas como a Apple. Google, Coca-cola, Facebook, não competem, mas sim dominam suas indústiras. Suas atitudes e decisões de hoje vão determinar o seu sucesso nos próximos 3 anos. Decida hoje a dominar e crescer e não acompanhar a maré de negatividade e desânimo que estão ao seu redor.

Para lhe ajudar neste processo, registre para o nosso curso de vendas gratuito abaixo. Começe a mudar hoje mesmo, não espere as coisas melhorar, o seu sucesso depende somente de você.

guia estrategico para empresarios

 

Posted on 04-05-2015 12:24 by Rudi Ribeiro

Rudi Ribeiro

Escrito por Rudi Ribeiro

Especialista de Inbound Marketing e Inbound Sales, trabalha como consultor para empresas estruturando processos de marketing e vendas com foco em acelerar crescimento.

Fique Atualizado sobre Vendas