Venda Inbound Blog

10 características de um gerente de vendas bem sucedido

10-caractersticas-de-um-gerente-de-vendas-bem-sucedido

 O cargo de gerente de vendas é uma das posições mais importantes em qualquer organização de vendas. Como líder da equipe de vendas, o gerente de vendas precisa sempre estar trabalhando em alto nível. É a sua prioridade número um para se certificar de que sua equipe atinge sua cota e melhore suas habilidades de vendas. Então, o que separa os melhores gerentes de vendas dos outros? Podemos concordar que os melhores gerentes já foram grandes vendedores, mas os melhores representantes de vendas nem sempre se tornam nos melhores gerentes de vendas. Por que deve ser? De acordo com Dr. Drew Stevens, autor de "Split Second Selling", “77% das vezes, gerentes cometem erros em promover vendedores para gerente de vendas porque muitos deles acreditam que aqueles vendedores que vendem mais seriam os melhores gerentes de vendas” 

Depois de conversar com vários diretores de vendas em diferentes setores e indústrias, identifiquei algumas características comuns que estabelecem e separam um grande gerente de vendas de um grande representante de vendas. Se você está construindo uma nova equipe de vendas e avaliando quem deve liderar seus representantes, verifique se eles têm as seguintes dez características:

 

1. Atitude competitiva

Seu gerente de vendas tem que ser uma das pessoas mais competitivas em sua organização. Você precisa de alguém que fará qualquer coisa para ganhar. Seu gerente de vendas deve ser determinado e motivado para liderar sua equipe para ser o melhor da empresa, gerando a maior receita. Este impulso competitivo é contagioso, e se o seu gerente conseguir demonstrar sua paixão por ser o melhor para os seus representantes, eles superarão as expectativas da empresa.

 

2. Quer ver outros bem sucedidos

Embora os representantes e gerentes de vendas devem ser extremamente competitivos, eles também devem gostar de ver os outros indo bem e alcançando suas metas. Muitos representantes de vendas só se preocupam com eles mesmos. Encontre um que ama uma concorrência saudável e motiva outros a fazer seu melhor. Os melhores vendedores sabem que o aumento da habilidade da sua competição vai fazê-lo melhor.

 

3. Ético e responsável

Quase todo gerente de vendas vai se encontrar com uma situação em que eles precisam tomar uma decisão ética, e mais vezes do que não, a decisão certa nestes tipos de situações termine sem uma venda. Você precisa de alguém confiável que pode tomar a decisão certa no melhor interesse da empresa e do cliente. Escolha alguém com integridade. Seus representantes de vendas vai querer trabalhar com alguém que é honesto e que sempre brilhou fazendo as coisas certas.

 

4. Experiência de ser um top vendedor

Alguém que é reconhecido como um dos melhores vendedores quer manter esse status. Certifique-se que o gerente de vendas que você escolhe tem um histórico comprovado de alto desempenho e anos de sucesso na sua empresa. Você quer alguém que ultrapassou, de forma consistente, suas metas de vendas durante um longo período de tempo. Você quer alguém que tem o respeito de seus companheiros de trabalho e sabe como vender para que eles possam passar esse conhecimento para outros vendedores do seu time.

 

5. Gosta de ajudar

Alguns dos melhores representantes de vendas são as pessoas que vêm para o trabalho, foca só em si, arrebenta nas suas chamadas de vendas com sucesso e depois vai embora para casa. Observe aqueles representantes que já estão ajudando os novos representantes a serem melhor ou aqueles que ajudam outros vendedores fechar mais negócios. Estas qualidades são difíceis de ensinar e se você achar alguém fazendo essas coisas sem querer nada em troca, você pode confiar que eles serão um bom candidato para ser seu gerente de vendas.

 

6. Paciente

Vendas é tipicamente um ambiente rápido e muitos representantes de vendas não precisam de paciência para ser bem sucedido. Mas estamos à procura de um gerente de vendas para ser um líder excepcional e paciência deve ser uma das suas qualidades. Um gerente de vendas terá que ensinar e re-ensinar as mesmas coisas uma e outra vez com o mesmo representante. Você precisa de alguém que é compreensivo e disposto a dar tudo para o sucesso de seus vendedores. Se você fosse um vendedor, você gostaria de trabalhar com alguém que fica irritado cada vez que você pede ajuda? Provavelmente não.

 

7. Pode lidar com pressão

Muitos dos representantes de vendas mais bem sucedidos nunca sentem muita pressão porque eles estão sempre superando as suas cotas. Como gerente, você não depende unicamente de si mesmo para ter sucesso. É importante ter o líder da sua equipe de vendas ser capaz de lidar com a pressão de seus diretores de vendas. Escolha alguém que tem enfrentado uma situação de alta pressão em sua carreira e superou com sucesso esse cenário estressante.

 

8. Gosta de ser parte de uma equipe

Tenho muita fé que um ambiente que todos se sentem parte de uma equipe é muito saudável para um time de vendas. Se você compartilha essa crença, encontre alguém que gosta de ser parte de uma equipe. Muitos representantes de vendas gostam de ficar sozinhos e outros adoram falar e interagir com os outros.

 

9. Autoconhecimento

Lembro-me do meu primeiro emprego de vendas quando decidi perguntar ao melhor vendedor da empresa o que ele fazia para vender tanto. Ele conversou comigo por uma hora, e eu não consegui avaliar exatamente o que o separava do resto. Eu tentei a mesma coisa com outro top 10 representante que vendia 20% a menos do que o vendedor número um e ele conseguiu explicar direitinho tudo que ele fazia para fechar uma alta quantidade de negócios. Um bom gerente de vendas sabe exatamente por que ele é ou foi um grande vendedor e como explicar detalhadamente para treinar sua nova equipe.

 

10. Quer trabalhar para as metas da empresa

Seu gerente de vendas ideal tem que saber como executar para alcançar os objetivos da empresa. Você quer alguém que realmente acredita na empresa e contém uma paixão pelo sucesso dela. Trabalhei tanto em empresas onde os gerentes de vendas não se preocupavam com a empresa e empresas onde eles se importavam muito. As empresas com os gerentes de vendas comprometidos foram sempre mais produtivas e bem sucedidas.

guia estrategico para empresarios

 

Posted on 21-05-2015 12:41 by Marcos Araújo

Marcos Araújo

Escrito por Marcos Araújo

Profissional de Inbound Marketing e vendas formado na University of Massachusetts com foco em sempre melhorar. Um empreendedor que tem experiências em Start Ups e empresas grandes, Marcos segura recordes de vendas e é um destinatário de vários prêmios.

Fique Atualizado sobre Vendas